RESUMO Objetivo Analisar a relação entre o conhecimento dos professores sobre grau de perda auditiva, dispositivos tecnológicos, aparelho de amplificação sonora individual (AASI), implante coclear (IC) e sistema de frequência modulada (Sistema FM) e estratégias de comunicação. Método Participaram deste estudo 42 professores que atuavam com alunos com deficiência auditiva (DA), os quais lecionaram no segundo semestre do ano letivo e no primeiro semestre do ano subsequente, correspondendo a 24 professores do Ensino Fundamental II, 11 do Ensino Fundamental I e sete da Educação Infantil. Os dados foram obtidos através do Questionário sobre Conhecimentos e Experiências, desenvolvido por Delgado-Pinheiro e Omote (2010). As respostas dos questionários foram categorizadas, e analisada a frequência de ocorrência. A análise estatística foi realizada, utilizando-se o Teste de Qui-quadrado. Resultados Houve diferença estatisticamente significante entre as respostas, as quais demonstraram que os professores não conhecem o grau da perda auditiva, mas modificam as estratégias de comunicação, para manter a atenção do aluno. Além disso, os resultados também revelaram que os professores não conhecem os dispositivos tecnológicos e estratégias de comunicação mais adequadas para o aluno com DA. Conclusão Os resultados indicaram que os professores não apresentam conhecimentos sobre deficiência auditiva, porém, modificam suas estratégias de comunicação diante do aluno, mesmo não tendo conhecimentos sobre quais são as estratégias de comunicação mais apropriadas.
ABSTRACT Purpose To analyze the relations among the knowledge of teachers about hearing loss degree, technological devices, hearing aids (HA), cochlear implant (CI), frequency modulation system (FM), and communication strategies. Methods Forty-two (42) teachers that taught students with hearing impairment participated in this study. This sample included 24 middle school teachers, 11 elementary school teachers, and 7 preschool teachers, whose taught in the second semester of the school year and in the first semester of the following year. The data was obtained through the Knowledge and Experience Questionnaire developed by Delgado-Pinheiro & Omote (2010). The questionnaire answers were categorized, and the frequency of occurrence was analyzed. Statistical analysis was performed using the chi-square test. Results There was a statistically significant difference between the answers which showed that the teachers do not know about the degree of hearing loss, but they modify the communication strategies to keep the attention of the students. In addition, the results also showed that teachers do not know the technological devices and communication strategies most appropriate for the student with hearing impairment. Conclusion The results showed that teachers do not have sufficient knowledge about hearing impairment and as a result they modify their communication strategies for the student, even though they are unaware of the most appropriate communication strategies.
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